Destaques

Newsletter

05 agosto 2018

Resenha: Anne de Green Gables

Oi pessoal, hoje vou falar sobre a leitura do livro "Anne de Green Gables" da autora Lucy Maud Montgomery publicado pela Editora Pedra Azul. 

Confesso que só me interessei pelo livro depois de assistir a série do Netflix que foi feito baseado na história deste livro. Acho que nem precisaria dizer que eu amei o livro e claro ele é melhor que a série, apesar de ter gostado muito da série.

Vou abrir um parênteses aqui e falar porque gostei mais do livro. Achei que o livro é uma história cativante, envolvente e leve apesar do enredo ser emocionante. Já a série teve várias alterações, acontecimentos que não aconteceram no livro e além disso a série ficou bem mais dramática. Ainda sim indico os dois, é o tipo de livro/série que tem um enredo que nos faz refletir sobre a vida.

Anne é uma órfã que é adotada pelos irmãos Matthew e Marilla Cuthbert, proprietários da fazenda Green Gables. Na verdade os irmãos queriam adotar um menino para ajudar nos afazeres da fazenda e por engano a Anne vai parar lá. Por ser uma menina cativante e muito falante, eles acabam ficando com ela.

Em Green Gables Anne vai ter uma vida que nunca teve. Apesar de sua infância sofrida ela é muito feliz e grata por tudo. Na escola Anne faz amizade com Diana e lá vai viver grandes aventuras. De imediato faz um inimizade com Gilbert Blyte com quem ela compete na escola.

O interessante no livro é que Anne é adotada com 11 anos e até o final da história ela tem 16 anos. Acompanhamos seu crescimento e desenvolvimento. O quanto ela amadurece e tem que fazer escolhas importantes na vida (algo que não vemos na série até a segunda temporada).
O livro não só me encantou, mas me emocionou com um acontecimento que não tem na série até a segunda temporada, fui pega de surpresa. Preciso ressaltar que a escrita da autora é simples, envolvente e muito fácil de ler. Ela me conquistou e não vejo a hora de ler o segundo livro que inclusive já comprei o e-book.

Falando agora da série, como assisti antes de ler o livro pude perceber que apesar de algumas alterações, a série foi bem fiel ao livro logo no início, tanto que as falas da Anne são praticamente iguais a do livro.

Um aspecto que me conquistou tanto no livo como na série é que Anne adora ler e inventar histórias, inclusive ela faz um grupo de contos. Acho que todo mundo que gosta de ler vai se identificar com Anne. E por isso ela é tão sonhadora, as histórias deixam a vida dela e seus problemas mais leves, de certa forma é uma fuga da realidade. Mas são os livros que a deixam feliz, ela cria novas realidades com suas histórias, até para as árvores ela dá nomes.

O que mais me marcou no livro foi a leveza da história, porque mesmo Anne tendo vários problemas e tristezas, de tudo ela tira uma lição de vida. De cada acontecimento ela tira algo de bom pra vida dela e agradece muito à Deus pela vida. Ela é uma menina feliz, sofrida, mas muito forte e corajosa.

Essa história nos faz pensar na vida e de como não damos valor para tudo que temos, a nossa família e até as pequenas coisas, como uma cama quentinha para dormir. É uma leitura que Recomendo

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. Oi Nessa, tudo bem?
    Gostei muito da resenha!
    Entretanto, o livro e a série não me chamam muito a atenção por parecerem lúdicos demais pra mim. Não costumo me encantar muito com protagonistas infantis. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Parece uma leitura maravilhosa ♥

    http://gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu tenho que assistir a série! Tenho uma versão desse e-book no kindle, espero curtir.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Que livro maravilhoso. Não conhecia!
    Ótima resenha, bem explicado!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa. Parece ser uma leitura bem gostosa com uma história bonita.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu na verdade seeempre gosto mais dos livros do que das obras em vídeo baseadas neles... achei esse bem interessante pela tua resenha :)

    Beijo.

    | Afonso Padilha . Detalhadamente - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Uni Colorato - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  7. Amei!!!

    Excelente artigo!

    Um dos melhores blog que acesso, sempre tem artigos novos e com bastante conteúdo de qualidade.

    Parabéns!


    Meu Blog : Loterias da Caixa

    ResponderExcluir
  8. Oi Anne! Só leio críticas positivas do livro e da série! Tenho vontade de conferir os dois e que bom que a história te emocionou!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nessa!

    Ainda não conferi a série mas só vejo elogios pra ela. O livro sempre acaba sendo mais cativante né? Parece que conseguimos nos conectar melhor com os personagens, seus sentimentos e dilemas.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Comecei a série e pretendo continuar porque a Anne é muito fofaaa! Minha meta é também ler o livro que falam tão bem <3

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  11. Oiii Nessa

    Eu vi vários blogs espanhóis resenhando o livro há algum tempo, ja estava na minha lista mas fui esquecendo dele outra vez. Sua resenha me relembrou do porquê tenho que conferir o quanto antes. Acho que vou adorar, porque desde o começo já se sente que é um livro que mexe com o leitor, carregado de doçura e um toque único.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Eu também vi essa série e fiquei encantada!! Adorei a Anne, todos os outros personagens, a história, achei tudo lindo mesmo. Ainda não li o livro e agora fiquei super curiosa com o que você falou, que no livro tem "um acontecimento que não tem na série". Como assim??
    Preciso ler esse livro com urgência.
    Não conhecia o seu blog e adorei conhecer, já estou te seguindo ;)
    Te convido a conhecer o meu blog e se gostar me seguir também ;)
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in