Destaques

Newsletter

21 outubro 2018

Resenha: O jardim esquecido - Kate Morton

Oi meus amores, hoje vou comentar sobre a leitura do livro "O jardim esquecido" da autora Kate Morton publicado pela Editora Arqueiro.

Já começo dizendo que este livro entrou para minha lista de favoritos do ano e está em 1º lugar. Que livro foi este minha gente? UAU, maravilhoso, perfeito, daqueles que é impossível largar até para tomar banho.

Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e já fiquei louca para ler todos os livros dela. Sério, escrita impecável, prendendo o leitor desde as primeiras páginas com um enredo instigante, curioso e com muitos mistérios, questões familiares intrigantes e um pano de fundo lindo.

Nell quando completa 21 anos fica sabendo que não faz parte da família em que ela cresceu, o pai adotivo a encontrou com apenas 4 anos em um navio que partiu da Inglaterra para Austrália. Diante da situação ele resolve levá-la.  O tempo passa e quando Nell completa 65 anos seu pai lhe entrega uma maleta branca algo que estava com ela quando a encontrou. Dentro da maleta continha algumas coisas dela, entre eles um  livro de conto de fadas ilustrado. O livro parecia mágico.

Através de algumas pistas Nell começa a investigar sobre o seu passado e o que ela tem a ver com a família Moutrachet. Viaja para a Inglaterra em busca de descobrir sobre sua real família e o que aconteceu com ela, porque a deixaram no navio?

Nesta busca ela vai descobrir mais sobre a autora do livro infantil Eliza Makepeace, a escritora do livro de contos de fadas que viveu na mansão Blackhurst. E assim aos poucos ela vai descobrindo segredos que ficaram na mansão, bem como um jardim secreto, um labirinto e um chalé na Cornualha.

Em 2005 quando  Nell morre sua neta Cassandra vem a descobrir todo esse passado de sua avó e herda como herança a Mansão na Inglaterra. De início Cass fica com vontade de vender esta casa que fica tão longe de onde ela mora na Austrália, mas ao mesmo tempo fica muito curiosa para descobrir quem foi a mãe de sua avó. Por conta disso ela resolve viajar para Inglaterra.

Não vou revelar muito do enredo, pois vai perder a graça e quero que vocês tenham as mesmas surpresas que eu tive. Mas já deu para perceber que a autora criou uma história carregada de emoção, sentimentos, e o mistério permeia por toda história. É impossível parar de ler até descobrirmos quem foi a mãe de Nell, o que aconteceu naquela mansão, no jardim esquecido, o labirinto que é proibido de entrar e o chalé do Penhasco. É muita coisa para ser descoberto.

Os capítulos são intercalados pelos anos e as protagonistas Nell, Eliza e Cassandra. Conforme vamos lendo vamos descobrindo o que aconteceu com a vida de cada uma delas, bem como com a Rose prima de Eliza que também morava naquela mansão. As histórias se interligam de tal forma que aos poucos os pontos vão sendo fechados e costurados e a verdade começa a surgir.

Outro aspecto interessante é que Cassandra também tem um passado marcado por uma desgraça. Ela foi morar com sua avó com 13 anos, sua mãe a levou e nunca mais voltou. E pior que foi bem na época que Nell estava investigando o seu passado e por conta disso acabou não concluindo. Agora tudo que Cass quer é fazer o desejo de sua avó e descobrir quem foi a mãe dela, no caso sua bisavó.

Gente, é pura emoção quando a Cass chega na Inglaterra e vê a mansão, o jardim, o labirinto e o chalé. Ela sente algo diferente naquela casa, e não são os fantasmas como muitos lhe falaram que lá tinha, é o sentimento de pertença, existe algo mágico naquele lugar. E é lá que aos poucos ela começa a desvendar o mistério e acaba mudando o rumo de sua vida.

Fiquei encantada com a escrita da autora, é o tipo de enredo que eu gosto muito de ler. Confesso que fiquei muito emocionada com o final do livro. É aquele tipo de história que nos deixa ávidos pelo final e que ao longo da leitura a história nos faz pensar diversas teorias e no final a autora nos surpreende nos deixando de "boca aberta".

A diagramação do livro está linda, a fonte num tamanho ótimo para leitura, com folhas amarelas. Contém quase 500 páginas, mas que voam porque a leitura é muito fluida e envolvente. Preciso dizer que amei esta capa que tem tudo a ver com a história.

Recomendo a leitura deste livro de olhos fechados principalmente para quem gosta de livros bem construídos com um enredo de tirar o fôlego, cheio de segredos familiares. É emocionante❤

Imagem relacionada

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. Oi Nessa! Parece que o livro mexeu positivamente com vc. Adoro com os livros fazem isso com a gente, fiquei interessada em conferir.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Eu adoro quando os autores intercalam presente e passado no enredo. Estou muito curiosa para descobrir sobre essa mansão e principalmente sobre esse labirinto que ninguém pode entrar, risos... Mas acho que irei amar pela emoção que a autora transmite em sua história. Você me deixou louca para ler o livro. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    Deve ser uma história fantástica e ao mesmo tempo linda. Já tinha visto o primeiro livro que a editora publicou da autora, mas não sabia desse ainda. Com certeza depois da sua opinião, vou coloca-lo na minha lista. Parabéns pela resenha.
    Bjs.
    Pri.

    https://nastuaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Nessa! Estou ansiosa para ler O Jardim Esquecido! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Nessa.
    A capa é muito bonita mesmo. A do outro livro da autora publicado pela editora também. Nunca li nada dela mas só vi elogios aos livros até agora. E essa premissa não é muito original, já vi alguns livros que começam com esse mesmo enredo. mas o desenvolvimento é que faz a diferença e pelo jeito a autora arrasou. Assim que der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia a autora mas depois da sua resenha senti uma vontade absurda de ler esse livro.
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nessa!
    Eu acho essa capa tão linda <3 apesar de associar a um livro de fantasia hahahahah
    Menina, no momento o livro não me chamou atenção, mas vou anotar a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa, olha eu já estava bastante curiosa por esse livro, depois de ler sua resenha agora tenho certeza que quero esse livro na minha estante!!!
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa, tudo bem?
    Jurei, pela capa, que seria um livro de fantasia ou romance de época.
    Fiquei surpresa com a trama, parece bem legal e diferente.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Se tira o fôlego eu já quero, rs. Não conhecia mas já me interessei. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nessa!
    Eu não tinha visto nenhuma resenha desse livro ainda, mas a capa me chamava muito a atenção. Sua opinião me despertou a curiosidade e já coloquei na wishlist! Gosto de livros que nos surpreendem e esse parece ser daqueles ótimos!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa,
    Na Bienal, eu peguei amostra de dois livros da autora e um é este.
    Achei que seria útil para eu saber se gostaria ou não do gênero, afinal, não é algo que eu costumo ler com frequência.
    E eu amoooooooo essa capas dos livros da autora. Tomara que eu goste tanto quanto você!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in